sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Recebi por e-mail: [Sócios-ASL] Workshop Expresso V3 - Workshop de Segurança da Informação - Expresso v3 28/01/2014 09:00 até 30/01/2014 17:30 Local: Escola de Administração Fazendária - Esaf - O Serpro e a Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia convidam para o Workshop de Segurança da Informação. O objetivo do evento é criar uma comunidade para propor melhorias de segurança no correio Expresso.


  
O debate terá convidados considerados referência nas áreas de criptografia e segurança da informação. Confira, no Portal do Serpro, informações sobre o encontro e o projeto, além da documentação e notícias do Expresso.

O workshop terá grupos técnicos que serão divididos pelos temas: criptografia e mobilidade; arquitetura de segurança; segurança no desenvolvimento; e homologação, produção e auditoria.

As discussões ocorrerão de forma simultânea em salas distintas.

Programação:

Primeiro dia: Contextualização
Mesa de abertura;
Expresso V3: uma visão geral;
Apresentação: agenda dos trabalhos;
Apresentação das universidades. Tema: experiencia na implantação de sistemas de comunicação segura (correio eletrônico, videoconferência, voip, entre outros.)

Segundo dia: Grupos técnicos
Criptografia e mobilidade: sistema moveis; cripto x auditoria, interceptação legal e aspectos de tecnologia; cripto ssl; validação da arquitetura usada no expresso; assinatura de arquivo ICP (documento).
Segurança no desenvolvimento: assinatura de código; testes automatizados; repositório de código; pen test; API para validação de entrada/saída de dados.
Arquitetura de segurança: seguranca ssl; ativos de seguranca; armazenamento; transmissão; virtualizacão; relay; alta disponibilidade; gestão de continuidade de negócios; metadiretorio.
Homologação, produção e auditoria: assurance; privacidade do usuário; teste de conformidade; requisitos mínimos de produção; criptografia x auditoria, interceptação legal e aspectos de processo.

Terceiro dia: Consolidação das propostas dos grupos de trabalho
Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho
Estruturação do documento final
Definição dos próximos passos

Data: 28, 29 e 30 de janeiro
Horário: 9h às 17h30
Local: Escola de Administração Fazendária - Esaf
Transmissão: Serviço Assiste - videostreaming livre do Serpro. O link estará disponível no Portal do Serpro   
(Instituída Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia
O Brasil conta agora com uma Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (Renasic). A instância foi criada por meio de uma portaria publicada na edição do dia 7 do Diário Oficial da União. 

Entre outros objetivos, a Renasic deverá promover o avanço científico-tecnológico no país da segurança da informação em geral; e da criptografia e defesa cibernética, em particular. 

A rede terá como órgão de coordenação central o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e será composta por um Comitê Diretor, por um Comitê Técnico-Científico, por Laboratórios Virtuais, e por Grupos de Trabalho.

O Comitê Diretor deverá, entre outras atribuições, apreciar as propostas de ações apresentadas pelo Comitê Técnico-Científico no que diz respeito ao provimento de recursos humanos à Renasic, incluindo-se a solicitação de bolsas e auxílios à pesquisa oferecidos pelo CNPq, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e por outras entidades de fomento.

Vão compor o Comitê Diretor: dois representantes do GSI, sendo que um o presidirá; um representante da Casa Civil da Presidência da República; um representante do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (Cepesc), unidade da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); um representante dos órgãos de fomento, indicado pelo ministro de Estado da C&T; um representante das entidades associadas; e dois pesquisadores de renome na área científica ou tecnológica indicados em lista tríplice pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
(Gestão C&T, 772)
Fonte: Jornal da Ciência 3619, 14 de outubro de 2008. 
Confor me vemos no site: http://www.uece.br/nit/index.php?option=com_content&view=article&id=336:instituida-rede-nacional-de-seguranca-da-informacao-e-criptografia&catid=31:lista-de-noticias)
E http://www.renasic.org.br/comsic/bin/view/ComSic/RENASIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É Livre o Seu Comentário Responsável: