quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação? Descubra as diferenças entre os três principais cursos de graduação em TI. Também conheça os tecnólogos, que têm menor duração


Na Ciência da Computação, o curso é mais focado em programação e computação. O aluno terá uma sólida formação em áreas como estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas. O profissional cientista é aquele que vai resolver problemas reais através da computação. Normalmente, os formandos em Ciência da Computação seguem carreiras ligadas ao desenvolvimento de softwares, mas outros também acabam trabalhando com segurança da informação ou estrutura de redes.
O profissional formado em Sistemas de Informação é aquele que vai aplicar os recursos da computação para resolver problemas de negócios, especialmente, de atividades corporativas. O curso é mais focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação do que necessariamente na programação de softwares.
Já a Engenharia da Computação, o mais completo dos cursos, é diferenciada por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos ligados à computação. Em geral, o engenheiro da computação vai trabalhar mais com hardware do que com o software, ao contrário do que acontece nas outras disciplinas.
Fábio diz que o engenheiro de computação é um profissional que fica no meio termo entre a parte física, ou seja, circuitos eletrônicos e hardware, e a programação: "Então, ele também tem uma formação em programação, mas ele é capaz de construir um computador, por exemplo", diz.
Independentemente do curso escolhido, a área de Tecnologia da Informação está super aquecida. Hoje, existem entre 200 e 300 mil vagas de trabalho no setor. E estudos apontam que em 2014, ano de Copa de Mundo por aqui, serão cerca de 800 mil vagas disponíveis para esses profissionais.
Agora, se você quer entrar no mercado de trabalho mais rapidamente, há uma outra categoria chamada de "cursos tecnólogos". Aqui, a formação é mais básica, mas, por outro lado, em 2 ou 3 anos, o profissional está pronto para o mercado de trabalho. Se você quiser saber mais e conhecer melhor esses cursos de curta duração, acesse o link que está junto dessa matéria e confira. Nós explicamos o que são esses cursos e quantas possibilidades existem em tecnologia. Quer você também fazer parte desse time? Vai lá, acesse e boa sorte!


2 comentários:

  1. Ola,
    muito bom teu post!
    Faço Sistemas de Informação e quero corrigir o perfil que voce mostrou acima,o curso de SI não é direcionado a planejamento e desenvolvimento exclusivamente(ao menos não o meu), o curso é direcionado a programação em "C", C++, JavaScript, Java, PHP e outras linguagens; Hoje os cursos de SI estão voltados a desenvolvimento de softwares e paginas dinamicas, os alunos desta aréa teem que ter amplo conhecimento do que é usado no mercado, além de saber sobre Hardware (como funciona , barramentos, placa mãe, chip-set, etc), por isso este curso é de 4 anos!
    O curso hoje forma profissionais mais direcionados a analise de sistemas do que na resolução de problemas de desenvolvimento e planejamento de negócios.

    ResponderExcluir
  2. Kassya minha amiga lhe agradeço sua informação e volto a reescrever o seu comentário na intenção de reafirmar e orientação e esclarecimento com sua informação a respeito de "SI" (
    Ola, muito bom teu post! Faço Sistemas de Informação e quero corrigir o perfil que voce mostrou acima,o curso de SI não é direcionado a planejamento e desenvolvimento exclusivamente(ao menos não o meu), o curso é direcionado a programação em "C", C++, JavaScript, Java, PHP e outras linguagens; Hoje os cursos de SI estão voltados a desenvolvimento de softwares e paginas dinamicas, os alunos desta aréa teem que ter amplo conhecimento do que é usado no mercado, além de saber sobre Hardware (como funciona , barramentos, placa mãe, chip-set, etc), por isso este curso é de 4 anos! O curso hoje forma profissionais mais direcionados a analise de sistemas do que na resolução de problemas de desenvolvimento e planejamento de negócios).

    ResponderExcluir

É Livre o Seu Comentário Responsável: